De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o grupo de seis sírios seguia num autocarro de longo curso com destino a Paris, sem qualquer identificação pessoal e apenas com os documentos do pedido de asilo válido em Portugal.
Os seis cidadãos sírios intercetados em Espanha pela Guarda Civil são quatro adultos e duas crianças, informação confirmada à TSF pelo SEF.
O SEF explica ainda que, depois de intercetados, os cidadãos sírios foram reencaminhados para o Centro de Cooperação Policial e Aduaneira de Vilar Formoso, sendo que neste momento todos regressaram ao edifício da Colónia O Século, em Cascais, onde antes se encontravam alojados.
Estes seis cidadãos sírios faziam parte do grupo de dez que na sexta feira desapareceram da Colónia "O Século", onde estavam acolhidos desde que chegaram a Portugal.
A direção do SEF sublinha também que o Governo português está disponível para dar asilo a estes cidadãos, que aguardam agora pelos documentos que permitam que a circulação e o acesso a proteção subsidiária no espaço europeu.