Depois de uma terça-feira de temporal, o tempo acalmou neste dia de natal. Apesart disso, a proteção civil ainda mantém oito distritos em alerta laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.
Depois dos problemas provocados ontem pela chuva e vento fortes, a proteção civil diz que o pior já passou.
Marco Martins, adjunto de Operações Nacional da proteção civil, regista, em especial, problemas nos distritos de Évora e Beja, mas acima de tudo junto ao Litoral.
As previsões são agora mais simpáticas, como diz a meterologista Madalena Rodrigues.
«O pior já passou. Hoje é um dia com alguma instabilidade, principalmente nas regiões do norte e centro ainda podem ocorrer aguaceiros pontualmente fortes, acompanhados de granizo e trovoada. O vento tem tendência para diminuir ao longo dia», explica.
Quanto à temperatura para os próximos dias, Madalena Rodrigues diz que ela vai manter-se instável.
«Hoje baixou um bocadinho, amanhã também um ou dois graus, depois no dia 27 vamos ter aproximação de novo sistema frontal, precipitação em todo o país e uma subida da temperatura mínima. Volta a descer no dia 28. No dia da passagem de ano o tempo vai piorar, mas é uma situação normal», adianta.
Apesar de uma acalmia no estado do tempo, o Instituto do Mar e da Atmosfera mantém o aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, em oito distritos de Portugal continental. São eles Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. Os restantes estão sob aviso amarelo.