Vida

Ataque de piranhas faz mais de 60 feridos na Argentina (vídeos)

Um ataque de piranhas numa praia fluvial perto da cidade argentina de Rosario fez entre 60 e 70 feridos, entre os quais uma rapariga de sete anos que perdeu parte de um dedo da mão, informaram as autoridades.

O ataque ocorreu a meio da manhã do dia de Natal numa praia banhada pelo rio Paraná e provocou ferimentos nos pés, tornozelos e mãos de pelo menos 60 banhistas, segundo fonte do Sistema de Emergências Integradas da cidade, cerca de 300 quilómetros a noroeste de Buenos Aires.

[youtube:K_e2pbbya8o]

Gustavo Centurion, médico, disse aos jornalistas que o ataque foi «muito agressivo»: «Algumas pessoas tiveram literalmente bocados de carne arrancada», disse, citado por agências internacionais.

[youtube:t4RyHuIFcV0]

«A piranha é uma espécie habitual nesta época do ano, mas em outra zona do rio. Não há antecedentes de ataques desta grandeza, embora todos os anos tenhamos casos esporádicos», disse o subsecretário provincial de Recursos Naturais, Ricardo Biasatti, à televisão local El Ocho.

Segundo a imprensa local, as «palometas», como são designadas as piranhas na Argentina, não costumam atacar banhistas e o último incidente deste género remonta aos anos 1970.

As piranhas são peixes carnívoros, agressivos e com dentes afiados, que se deslocam normalmente em cardume e aparecem nas águas do Paraná sobretudo quando se registam temperaturas elevadas. Nos últimos dias, as temperaturas no centro da Argentina ultrapassaram os 38 graus centígrados.