Com o triunfo da atleta do Benfica, as mulheres desempataram a "guerra dos sexos" nesta prova, conquistando o seu terceiro triunfo contra dois alcançados pelos homens.
A portuguesa Ana Dulce Félix venceu, este sábado, a sexta corrida São Silvestre de Lisboa, batendo Rui Silva, o melhor entre os homens.
As mulheres, que partiram com um avanço de 2.54 minutos, acabaram por ganhar a "guerra dos sexos" desta prova, conquistando o seu terceiro triunfo contra dois dos homens nos últimos cinco anos.
«Vim com o objetivo de ganhar aos homens. Fica 3-2. Agora eles é que têm para o ano a desforra», acrescentou a atleta do Benfica, que terminou a prova com 32.20 minutos.
Em declarações à TSF, Ana Dulce Félix adiantou ainda que a pouca chuva que caiu durante a prova apenas tornou o piso um pouco mais escorregadio.
Por seu lado, Rui Silva, com mais dez segundos que Ana Dulce Félix, reconheceu que as mulheres ganharam esta prova e percebeu que quando fez a subida «era muito difícil» conseguir a vitória para os homens.
«Valeu pelo triunfo individual, mas quanto ao objetivo principal da guerra dos sexos não foi obtido. Para o ano, talvez seja mais fácil, porque a diferença vai reduzir novamente e pode ser que consigamos novamente reduzir o marcador», explicou, em declarações à TSF.
O atleta do Sporting, ouvido pela RTP, explicou ainda que «era muito difícil em 2,5 quilómetros recuperar [uma diferença de 40 a 50 segundos]» e que a rivalidade nesta prova com as mulheres é «saudável».
A prova contou com a presença de um número recorde de cerca de oito mil participantes, que incluiu grupos de amigos e famílias.