Vida

Casos de carjacking regressam em força a Newark (vídeo)

Depois de uma redução de casos nos primeiros anos do séc. XXI, o carjacking está em franca subida nesta cidade do Estado de Nova Jérsia, onde vivem pelo menos 60 mil portugueses.

Uma onda de carjacking está a criar sobressaltos aos habitantes da cidade de Newark, uma cidade do Estado norte-americano de Nova Jérsia, onde vivem pelo menos 60 mil portugueses.

Uma das razões para o aumento deste e de outros crimes violentos em Newark é a proximidade de grandes portos, que permitem aos ladrões embarcarem com facilidade as viaturas roubadas e que habitualmente são "topos de gama".

[youtube:VpXUIYKFG94]

De acordo com o jornal New YorkTimes, o carjacking em Newark, que sempre teve níveis elevados, tinha baixado nos primeiros do séc. XXI, mas voltou a subir nos últimos anos.

Segundo os últimos números, registaram-se 208 casos em todos o Estado de Nova Jérsia em 2007, mas em 2012, apenas em Newark, o número de carjackings tinha subido para os 345, sendo que, em 2013, já se registaram 475 casos de carjacking no condado de Essex, onde se encontra a cidade de Newark.

Em declarações à TSF, o jornalista Henrique Mano, correspondente de um jornal luso-americano, lembrou que a cidade de Newark, que tem um total de 300 mil habitantes, «sempre foi violenta desde a década de 60».

«Desde as revoltas raciais, Newark nunca mais conseguiu ver o seu nível de baixar razoavelmente. Mas vive-se de forma consideravelmente segura na zona onde vivem os portugueses», acrescentou este jornalista.