Economia

Grécia prepara regresso aos mercados no segundo semestre de 2014

O ministro grego das Finanças disse que prevê que o seu país registe um crescimento de 0,6 por cento do PIB em 2014, números que contrastam com as previsões da OCDE, que adivinha uma contração da economia grega.

O ministro grego das Finanças garantiu que o governo de Atenas está a preparar o regresso aos mercados com emissões de dívida de médio e longo prazo no segundo semestre de 2014.

Apesar disto, Yannis Stournaras sublinhou que este regresso aos mercados está condicionado por uma necessidade de crescimento económico, tendo ainda que conseguir um excedente orçamental primário.

Em entrevista ao semanário grego Real News, o titular grego da pasta das Finanças mostrou-se ainda convencido de que a Grécia não vai precisar de um novo plano de ajustamento, o que viabilizará o financiamento direto nos mercados da Grécia.

Yannis Stournaras disse que prevê uma subida de 0,6 por cento do PIB para 2014, o primeiro crescimento económico após seis anos de recessão profunda.

O ministro grego das Finanças considerou ainda que a OCDE, que prevê uma contração da economia grega em 2014, é mais pessimista que outras instituições.

Stournaras disse também que a Grécia aguarda por mais uma reestruturação da dívida pública que deve passar por uma redução das taxas de juro e por um prolongamento dos prazos de reembolso da dívida.

Redação