Portugal

Mau tempo: Melhoria a partir da tarde, 2ª/feira regressa a chuva e ventos fortes

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma ligeira melhoria do estado do tempo a partir da tarde de hoje e até segunda-feira, quando a chuva e o vento fortes vão regressar.

No domingo, o estado do tempo deverá manter-se com chuva e vento mais fracos, mas para segunda-feira prevê-se «chuva mais forte e vento forte com rajadas», segundo o meteorologista, que admite que possa ser emitido um novo aviso meteorológico para esse dia.

Para já, o IPMA lançou um aviso amarelo -- o segundo menos grave de uma escala de quatro -- para todos os distritos do país.

Quanto à queda de neve, a previsão para hoje é de que iria ocorrer acima dos 1.400 metros, mas ao longo do dia vai baixando até aos 800 metros.

No que respeita à agitação marítima, o aviso laranja -- o segundo mais grave numa escala de quatro - foi alargado em toda a costa até ao início de domingo.

O mau tempo provocou esta madrugada um tornado em Paredes, distrito do Porto, que danificou dezenas de habitações e desalojou 50 pessoas.

No concelho de Amarante , os habitantes da baixa de Amarante estão de prevenção para a possibilidade de, durante a tarde, o rio Tâmega poder inundar a zona ribeirinha da cidade.

Em Lisboa, o mau tempo causou este sábado de manhã 22 inundações e a queda de pequenas estruturas, revestimentos, cabos elétricos e árvores.

No distrito de Portalegre, foram registadas 11 quedas de árvores em vários concelhos, uma pequena inundação numa via e o deslizamento de um muro.

Em Évora registaram-se dez pequenas inundações e 11 quedas de árvores tendo ainda caído um 'placard' publicitário e voado as chapas que delimitavam uma obra, sem danos.

Nos concelhos de Espinho e Ovar, a subida do mar causou inundações e vários estragos em infraestruturas. De acordo com fonte dos Bombeiros Voluntários de Ovar, a situação mais complicada deu-se durante a madrugada na zona do Furadouro, onde o mar atingiu diversos cafés e até o posto de praia da própria corporação de bombeiros, que ficou "bastante danificado".