Desporto

Dakar2014: Carlos Sousa ganha primeira etapa nos carros

O piloto português Carlos Sousa (Haval) venceu hoje a primeira etapa do Rali Dakar2014, entre Rosario e San Luis (Argentina). Nas motos, Paulo Gonçalves chegou em 5º.

A dupla Carlos Sousa/Miguel Ramalho completou os 180 quilómetros da especial à frente dos Mini de Orlando Terranova - que tem como co-piloto o português Paulo Fiúza - e do qatari Nasser Al-Attiyah, a 47 segundos.

O espanhol Nani Roma, também num Mini, ficou a 1.15 minutos do primeiro, seguido do buggy SMG do espanhol Carlos Sainz (a 4.03 minutos) e de outro Mini, do favorito à vitória final Stephane Peterhansel. O francês faz um mau arranque do Dakar2014, ficando a 4.21 minutos do líder Carlos Sousa.

A dupla portuguesa Francisco Pita/Humberto Gonçalves (SMG) também compete na categoria dos carros.

Em motos, o piloto português Paulo Gonçalves terminou hoje em quinto o troço cronometrado da primeira etapa do Rali Dakar2014, entre Rosario e San Luis (Argentina), a 2.25 minutos do líder, o espanhol Joan Barreda.

O mais rápido no segmento especial cronometrado de 180 quilómetros foi Joan Barreda (Honda), com o tempo de 2:25.31 horas, seguido do seu compatriota Marc Coma (KTM), a 37 segundos, e do francês Cyril Despres, a 1.04 minutos.

O português campeão do mundo de todo-o-terreno, Paulo Gonçalves, em Honda, fez o quinto melhor "crono", a 2.25 minutos do líder.

Por seu lado, Rúben Faria, em KTM, fez o 12.º tempo, a 5.11 minutos, enquanto Mário Patrão (Suzuki) cumpriu a especial em 21.º, a 8.21 minutos, e Hélder Rodrigues, companheiro de equipa de Gonçalves na Honda, foi 22.º, a 8.58 minutos do primeiro.

A completar a "Armada Portuguesa" nas motas, Pedro Oliveira (Speedbrain) ficou em 49.º na especial, a 23.06 minutos, seguido de Victor Oliveira (Husqvarna), na 50.ª posição, a 23.17 minutos e Pedro Bianchi Prata (Husqvarna), na 52.ª posição, a 24.35 minutos.

A primeira etapa (809 quilómetros entre Rosario e San Luis) iniciou-se com um troço de ligação de 405 quilómetros até Cordoba, segunda cidade da Argentina em termos de população, seguidos de uma especial cronometrada de 180 quilómetros, marcada por pistas estreitas, pequenas rochas e saltos "cegos".

As 174 motas e os 40 quads foram os primeiras a arrancar, às 7:20 hora de Lisboa, seguidos dos 147 carros, e dos 70 camiões.