Vida

Ondas em Portugal podem chegar aos 16 metros até à meia-noite

Por causa da forte agitação marítima, Carlos Guerra, da Proteção Civil diz recordou que ver o mar e fazer atividades junto ao mar são um risco e que «ao menor descuido pode acontecer o acidente».

A meteorologia prevê uma agitação marítima forte até à meia-noite desta segunda-feira com ondas que podem atingir os 16 metros na costa ocidental norte e centro e 14 a 15 metros na região sul.

Perante o mau tempo que se prevê, Carlos Guerra, da Autoridade Nacional da Proteção Civil, desaconselhou todas as atividades à beira-mar e classificou de «comportamento de risco ver a grande agitação marítima».

«Ao menor descuido pode acontecer o acidente. Portanto, ver o mar, fazer atividades» junto ao mar não são aconselhadas entre esta segunda e terça-feira, acrescentou.

Carlos Guerra explicou ainda que todo o cuidado é pouco na zona costeira e que estes cuidados terão mesmo que ser «redobrados».

Ouvido pela TSF, Carlos Guerra recomendou ainda «muita vigilância» na orla costeira e alertou para o facto de a chuva que se prevê para terça e quarta-feira podem vir a fazer transbordar alguns rios.

Este elemento da proteção civil acredita que alguns rios poderão transbordar não só na bacia do Tejo como também na região do Douro e Minho provocando «pequenas inundações».