A Autoridade Nacional de Proteção Civil prevê algumas inundações por causa da chuva que deverá cair nos próximos dias e que pode provocar problemas em alguns rios.
A Proteção Civil está agora principalmente preocupada com os efeitos da chuva que poderá cair entre esta segunda e terça-feira nos rios Minho, Douro e Tejo e que poderá causar algumas inundações.
Em declarações à TSF, Carlos Guerra, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, explicou que «em algumas bacias de alguns rios podem ocorrer inundações e em alguns sítios os rios saírem dos seus leitos».
«Também nas zonas históricas mais vulneráveis, quando a chuva é muito persistente ou quando cai com mais abundância, todos sabem os pequenos sítios urbanos onde acontecem as inundações em casas e outros segmentos habitacionais», frisou.
Carlos Guerra explicou ainda que é provável que os rios Minho, Douro e Tejo poderá vir a apresentar alguns problemas perante os dois dias de chuva que estão previstos.
Apesar de a ondulação no mar ainda se manter alta, uma vez que se prevêem ondas de cinco a sete metros para esta terça-feira, a «situação está a dar sinais de acalmia».
«Portanto, vamos manter todos os alertas possíveis em todas as zonas e sobretudo quando tenham a necessidade, por alguma razão, de circular junto à orla marítima, porque 'o mar ainda não está muito amigo para quem quer andar junto dele'», concluiu.