Portugal

Estaleiros: Presidente do conselho de administração diz que não está a despedir trabalhadores

Jorge Camões durante a sua presença na Comissão Parlamentar de Defesa Global Imagens/Natacha Cardoso

O presidente do conselho de administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo disse, no Parlamento, que não está a despedir trabalhadores dos estaleiros.

Jorge Camões está a ser ouvido, esta tarde, na Comissão de Defesa Nacional a pedido do PCP.

Este responsável revelou que, dos 600 trabalhadores dos Estaleiros, cerca de 200 já manifestaram intenção de sair da empresa para a pré-reforma, porque têm idade».

Por isso, o presidente sublinhou que «despedimentos» é uma palavra que não faz parte do seu vocabulário, uma vez que há sim um «plano social negociado com as pessoas».

«Temos um plano social. A nossa palavra 'despedimento' não existe no nosso vocabulário, muito menos no coletivo. pelo menos para mim e para esta administração», afirmou.

Respondendo a um deputado, Jorge Camões disse ainda que o objetivo é chegar a uma «solução construtiva» e não «empurrar ninguém».

A administração dos estaleiros assumou ainda, esta terça-feira, que a construção de navios militares deu um prejuízo de cerca de 17 milhões de euros à empresa, que não estava preparada os construir.