Vários modelos de drones civis têm sido apresentados na feira mundial de tecnologia, a CES de Las Vegas.
Já havia os drones militares mas os objetos voadores não tripulados exibidos esta semana no Salão Internacional de Eletrónica de Consumo (CES) em Las Vegas servem sobretudo para fins recreativos. Outros têm fins comerciais, como sejam os que filmam e fotografam (e que já existem no mercado).
A Parrot, uma empresa francesa de tecnologia, apresentou em Las Vegas um "mini-drone" de brinquedo, que pode ser controlado através de um smartphone. «Temos aviões civis e agora temos aviões de brinquedo», disse à AFP Nicolas Halftermeyer, da companhia Parrot, ao descrever o drone da Parrot como um dispositivo projetado para adolescentes que quiserem assumir o desafio de conduzi-los a partir dos seus tablets.
[youtube:CnBLL8Qh5QU]
Para usos mais sérios, o fabricante DJI, com sede na China, revelou uma linha de dispositivos voadores muito similares aos drones. «Nós preferimos chamá-los de sistemas aéreos», disse à AFP Gabriel Chan, da DJI. Desenhados para fotos aéreas, os dispositivos podem chegar a regiões de difícil acesso e produzir uma «bela cinematografia», disse Chan. Michael Perry, também da DJI, disse que os aparelhos da DJI também serviram para operações de busca e resgate nas Filipinas depois da passagem do tufão Haiyan.
[youtube:CA5OVIeSOlc]
Já é conhecida a intenção da Amazon de passar a usar drones para entregar produtos.