O controlo da qualidade de transmissão surge na sequência de um estudo da Deco sobre zonas do país onde a receção do sinal era deficitária.
A Anacom já começou a monitorizar o sinal da televisão digital terrestre (TDT).
Depois de um estudo da DECO indicar a existência de zonas do país onde a receção do sinal de TDT era deficitária, a autoridade reguladora decidiu controlar a qualidade de transmissão.
Nesse sentido, instalou até final de 2013 cinco sondas mas até ao próximo mês de junho serão quatrocentas em todo o país.
A garantia é dada pela porta-voz da Anacom, Ilda Matos que explica que estas sondas vão «permitir fazer uma monitorização constante da qualidade do sinal emitido para fazermos o acompanhamento do cumprimento das obrigações da licença da Portugal Telecom».
A TSF contactou a DECO na expectativa de um comentário sobre o andamento deste processo. A associação de defesa do consumidor optou por não fazer qualquer consideração lembrando que tem, nesta altura, uma ação em tribunal contra a Anacom, cujo motivo é precisamente as falhas da Autoridade na monitorização do sinal da televisão digital terrestre.