Economia

Commerzbank acredita que Portugal não vai precisar de segundo resgate

O banco alemão está confiante em relação às perspectivas económicas de Portugal e acredita que o país não vai precisar de um segundo resgate.

Numa nota enviada aos investidores e que está a ser revelada pela imprensa especializada, o Commerzbank diz que a economia portuguesa tem crescido de forma notável desde a Primavera e o mercado de trabalho conseguiu dar a volta.

Os analistas da instituição financeira acreditam que o aumento da competitividade e o vigor das exportações vão suportar a recuperação económica

A análise afirma ainda, preto no branco, que embora no plano internacional Espanha tenha estado mais em foco, Portugal é o verdadeiro milagre económico na Península Ibérica

O país, escrevem os dois economistas que assinam o relatório, está a colher os frutos das reformas estruturais conseguiu inverter a crença quase unânime há um ano de que precisaria de um segundo programa de assistência da troika atingiu uma inversão da atividade económica mais acentuada do que Espanha e o mercado de trabalho está a melhorar.

Por isso, sublinha o banco alemão, Portugal vai sair do resgate em meados deste ano com sucesso, não precisando de mais do que um programa cautelar. Até porque, afirmam os analistas, os juros da dívida deverão continuar a cair.

Ainda assim, o Commerzbank avisa que os problemas ainda não estão todos resolvidos e aponta os principais riscos da recuepração: a estabilidade do Governo e os chumbos do Tribunal Constitucional.