O único golo foi marcado aos cinco minutos por Tomané num jogo em que os vimaranenses acabaram reduzidos a dez após a expulsão de Abdoulaye, aos 59 minutos.
O V. Guimarães subiu, esta sexta-feira, provisoriamente ao quarto lugar da Liga ao bater fora o Olhanense graças a um golo solitário de Tomané logo aos cinco minutos.
Num relvado muito pesado devido à forte chuva que caiu em Olhão, a equipa local foi a primeira a criar perigo com um remate por cima de Paulo Regula, ao minuto dois, mas os vimaranenses responderam logo a seguir com o golo.
Até final do primeiro tempo, a equipa de Rui Vitória teve duas boas oportunidades para ampliar a sua vantagem mas Crivellaro, que tinha assistido Tomané no lugar, permitiu a defesa de Belec, aos 22 minutos, e atirou ao lado, aos 32.
Em cima do intervalo, Paulo Regula, de livre ainda obrigou Douglas a defender para canto, mas foi o V. Guimarães quem voltou a sugir melhor no segundo tempo, com Barrientos e Crivellaro a criarem perigo aos 48 e 53 minutos.
Mesmo a jogar com menos um elemento a partir do minuto 59, depois da expulsão de Abdoulaye, que regressou aos relvados após mês e meio de ausência, os vimaranenses foram sempre superiores ao seu adversário.
Aos 68 minutos, Tomané atirou ao poste esquerdo da baliza de Belec e Marco Matias logo a seguir estiveram em boa posição de marcar, mas o resultado não sofreria alterações até final apesar de uma pressão final dos algarvios em busca do golo.
Sob a arbitragem de Paulo Baptista, de Portalegre, no Estádio José Arcanjo, com cerca de 500 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Olhanense: Belec, Luís Filipe, Diakhite, Kroldrup, Mladen (Jander, 71), Femi Balogun, Pelé, Rui Duarte, Paulo Regula (João Ribeiro, 80), Dionisi e Mehmeti (Koné, 66).
Suplentes: Ricardo, Ricardo Ferreira, Jander, João Ribeiro, Coubronne, Lucas Souza e Koné.
V. Guimarães: Douglas, João Amorim, Paulo Oliveira, Abdoulaye, Addy, Moreno, André André, Marco Matias (Tiago Rodrigues, 89), Crivellaro (Leonel Olímpio, 66), Barrientos (Nii Plange, 90+3) e Tomané.
Suplentes: Assis, Nii Plange, Leonel Olímpio, Maazou, André Santos, Malonga e Tiago Rodrigues.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Mladen (36), João Amorim (38), Abdoulaye (45 e 59), Douglas (61), Pelé (80) e André André (90+5). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Abdoulaye (59).