Política

AR: PS marca debate de atualidade para ouvir Crato 6.ª feira no plenário sobre ciência

O grupo parlamentar do PS solicitou hoje um debate de atualidade, com a presença do ministro da Educação e Ciência, afirmando que a eventual ausência de Nuno Crato seria «uma atitude de enorme cobardia política».

«O PS requereu a sua presença neste plenário, usando para isso a figura regimental adequada, através de um debate de atualidade a ter lugar amanhã (sexta-feira). Consideramos que seria uma atitude de enorme cobardia política se não participasse nesse debate», afirmou o deputado socialista Carlos Zorrinho, na sua declaração política, no plenário da Assembleia da República.

O PS exigiu «explicações muito urgentes» por parte daquele responsável ministerial sobre «episódios rocambolescos e o ataque brutal à ciência», esperando que Crato compareça sexta-feira em São Bento, referindo-se aos anunciados cortes nas bolsas de investigação, para doutoramentos e outras pós-graduações.

«Estamos perante uma mistura explosiva de obsessão ideológica, incompetência prática e entorses procedimentais que o ministro não pode deixar de explicar aos portugueses», afirmou ainda Zorrinho.