Mundo

Coreia do Norte simulou ataque a aeroporto de Seul

Coreia do Norte Reuters

A Coreia do Norte efetuou no domingo manobras militares secretas, durante as quais simulou um ataque ao maior aeroporto civil da Coreia do Sul, informou hoje o diário sul-coreano Joongang, que cita fonte do Governo de Seul.

A fonte, que não foi identificada, declarou que, na noite de 19 de janeiro, tiveram lugar «exercícios noturnos das forças especiais da Coreia do Norte», que simularam tomar as instalações do aeroporto internacional de Incheon.

Na operação secreta terão participado cerca de 150 agentes de uma unidade especial de infiltração norte-coreana, que, segundo a fonte, ensaiaram um atentado terrorista e a ocupação de aviões e instalações no maior aeroporto do país a uns 50 quilómetros a leste de Seul.

De acordo com o mesmo diário, o governo da Coreia do Sul «reforçou a segurança no aeroporto internacional de Incheon» e elevou o alerta militar perante a possibilidade de um ataque a partir de uma base norte-coreana.

Pyongyang prometeu dar os primeiros passos para acabar com a tensão e as hostilidades se os Estados Unidos e a Coreia do Sul cancelassem os exercícios militares previstos para entre fevereiro e abril, mas Seul recusou esta situação.

As Coreias estão tecnicamente em guerra depois de o conflito que enfrentaram entre 1950 e 1953 terminou com um armistício que até hoje ainda não foi substituído por um tratado de paz definitivo.