Desporto

FC Porto deve escapar a castigo por atraso no Dragão

FC Porto Global Imagens/Ivan Del Val

A polémica da última jornada da fase de grupos da Taça da Liga e as "últimas" sobre o mercado de Inverno são alguns dos temas da revista de imprensa desportiva desta segunda-feira.

O FC Porto deve ser ilibado no caso da demora no início no jogo de sábado com o Marítimo para a Taça da Liga.

A Liga de Clubes admitiu abrir um inquérito para apurar as causas desse atraso que fez com que o jogo do Sporting em Penafiel terminasse alguns minutos antes da partida no Dragão. A Bola lembra que o regulamento apenas prevê um pena de derrota no jogo se a equipa que se atrasou tiver agido com dolo, com o objetivo de tirar partido da situação.

O diário desportivo antecipa como cenário mais provável a aplicação de uma multa ao FC Porto por ser quase impossível provar uma eventual intenção de atrasar a partida.

No sábado, o Presidente do Sporting queixou-se da «coincidência» do jogo do Dragão ter começado vários minutos depois do desafio em Penafiel.

Citado pela Bola, Bruno de Carvalho afirma que «não se mudam três décadas de um dia para o outro».

Luisão pode estar a caminho do Al Ahli do Dubai. O jornal Correio da Manhã adianta que o defesa central brasileiro recebeu uma proposta de 5 milhões de euros por uma época e meia. O Benfica ganharia 3 milhões de euros com o negócio.

O jornal A Bola assegura que o capitão dos encarnados não sairá neste mercado de Inverno. Os jornais desportivos sublinham que este é já o Inverno mais lucrativo de sempre para o Benfica. Com a venda do passe de André Gomes ao empresário Jorge Mendes, os encarnados fizeram 40 milhões de euros em transferências.

Sobre o futuro imediato do jovem médio há muitas dúvidas. O Manchester City ou o Liverpool aparecem como os destinos mais prováveis mas alguns jornais admitem até a possibilidade de André Gomes continuar às ordens de Jorge Jesus até ao final da época.

O atual campeonato é o mais português dos últimos anos. Um estudo divulgado pela Bola mostra que os estrangeiros ainda são a maioria (53%) mas a tendência está a mudar. Na época 2011/2012 os estrangeiros eram 61%.

Nas primeiras 15 jornadas desta época entraram em campo 203 estrangeiros de 47 nacionalidades. O Brasil continua a ser o principal mercado para as equipas portuguesas. Há 88 brasileiros, dez argentinos e o mesmo número de cabo-verdianos.

Domingos estreou-se ontem no banco dos turcos do Kayserispor. A estreia correu mal. A equipa do treinador português, que ocupa a 17ª posição no campeonato turco, perdeu por 3-0 na casa do Sivasspor.

Outra estreia infleliz. Ola John entrou aos 24 minutos no Hamburgo e não conseguiu impedir a derrota da sua equipa por 3-0 frente ao Schalke. Esta partida assinalou ainda o regresso do holandês Huntelaar após uma lesão que o afastou da competição durante 5 meses. Huntelaar marcou o primeiro golo do Schalke.

Em Espanha, não houve mudanças na frente da Liga. Depois do Real Madrid ter ganho no sábado, ontem o Barcelona e o Atlético de Madrid fizeram o mesmo. Os catalães derrotaram o Málaga por 3-0 e o Atlético de Madrid bateu o Rayo Vallecano por 4-2.

O avançado brasileiro Walter, que já jogou no FC Porto, apresentou-se na sua nova equipa, o Fluminense, com 106 quilos de peso. Segundo a notícia de O Jogo, o treinador do Fluminense comentou que «é mais fácil secar o mar do que emagrecer Waltinho».

O avançado, que na última época marcou 13 golos pelo Goiás, vai escapar a uma regra do seu novo clube que impõe uma multa de 180 euros aos jogadores por cada quilo a mais.

O treinador Renato Gaúcho diz que se aplicasse a regra, Walter teria de pagar para jogar.