As jornadas parlamentares do Bloco de Esquerda, que decorrem hoje e na terça-feira em Braga, vão ser centradas na defesa da Saúde e da criação de emprego, área onde o partido vai apresentar um conjunto de iniciativas legislativas.
«Demonstraremos como a saída económica que este Governo apresenta não responde às necessidades das famílias», disse o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, na antecipação das jornadas.
A «política de desinvestimento» no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a «saída económica que o Governo apresenta» na área do emprego não respondem «às necessidades das famílias» e o Bloco apresentará soluções nestas matérias, afiançou Pedro Filipe Soares.
No que refere à escolha do concelho para a realização das jornadas, o parlamentar lembra que Braga é um distrito «dos mais industrializados do país» mas também um onde "o desemprego jovem merece grande preocupação".
Nas jornadas será apresentado um «diagnóstico real» da criação de emprego no país e serão apresentadas propostas para reforçar «a dignidade de quem trabalha» e potenciar novos empregos.
O dia de hoje será dedicado em especial à Saúde, com uma visita do coordenador do partido, João Semedo, ao hospital de Barcelos e um debate sobre os efeitos da austeridade neste setor.
Um jantar-comício perto da Universidade de Braga, com diferentes intervenções políticas da coordenadora Catarina Martins e da deputada Cecília Honório, fecha o dia de trabalho.
Na terça-feira, por sua vez, decorrerá uma reunião no centro da cidade e ao final da manhã serão fechadas as jornadas com uma conferência de imprensa do líder parlamentar, que apresentará propostas legislativas do Bloco na área do trabalho.