Portugal

Sindicalistas abandonam Secretaria de Estado da Administração Pública com reunião agendada

Os sindicalistas que ocuparam hoje as instalações da Secretaria de Estado da Administração Pública, em Lisboa, saíram às 13:00 depois de ter sido agendada uma reunião com o secretário de Estado José Leite Martins, disse um dirigente sindical.

«A chefe de gabinete acabou de nos entregar um ofício para agendar uma reunião para dia 13 de fevereiro às 10:00», disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), Francisco Braz.

«Nesta altura, a nossa questão está resolvida», acrescentou Francisco Braz.

Pouco antes das 11:00, cerca de 30 sindicalistas invadiram as instalações da Secretaria de Estado da Administração Pública e recusaram-se a abandonar o local até serem recebidos pelo secretário de Estado ou até ser agendada uma reunião urgente.

Em causa estão os acordos do STAL com dezenas de câmaras municipais que estabelecem as 35 horas de trabalho semanais e que aguardam despacho do governante.

Segundo Francisco Braz, o secretário de Estado «tem nas mãos oito dezenas de acordos a que não responde».

«Fez a lei, não a cumpre e ainda congela o trabalho dos outros», criticou.

O STAL pediu no dia 09 de janeiro uma reunião urgente com o secretário de Estado para debater esta matéria, que não foi marcada, e avisou hoje de manhã através de um ofício que iria enviar uma delegação à Secretaria de Estado.