Educação

Violência escolar diminuiu para menos de metade em dois anos

Apesar da diminuição dos casos de violência escolar, o Ministério da Educação quer rever o programa Escola Segura e vai pôr em prática um plano de ações para erradicar a violência.

O Governo garante que a violência escolar diminuiu para menos de metade nos últimos dois anos, apesar de terem sido registadas quase 1500 situações de violência no último ano letivo.

Na apresentação destes resultados, o secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário anunciou que vai rever o programa Escola Segura e um plano de ações para erradicar a violência e indisciplina nas escolas a pôr em prática ainda este ano letivo.

Com este plano pretende reforçar-se as equipas multidisciplinares de acompanhamento das situações de violência na escola ou mesmo insucesso e abandono escolar.

Para o programa Escola Segura, João Grancho assegurou que não haverá qualquer reforço dos efetivos da PSP, mas sim uma melhor gestão de meios.

De acordo com um relatório, 95 por cento dos estabelecimentos de ensino não participou qualquer ocorrência no último ano letivo, mas quando houve ocorrências a maior foi durante o período normal de aulas e, principalmente, nas salas de aula.

Este documento adianta ainda que a maior parte dos atos de violência nas escolas são cometidos por pessoas entre os 14 e os 16 anos e que houve menos 600 ocorrências no último ano letivo em relação ao ano letivo anterior.

Redação