O Nacional ascendeu ao quarto lugar do campeonato ao vencer no terreno do V. Guimarães por 1-2. O golo decisivo foi marcado em cima do fim por Rondon com a "colaboração" de Douglas.
O Nacional subiu, ao quarto lugar da Liga portuguesa ao bater fora o V. Guimarães por 1-2 em jogo a contar para a jornada 17 do campeonato.
A equipa madeirense adiantou-se no marcador logo aos oito minutos graças a um golo de Claudemir, de grande penalidade, após falta de Paulo Oliveira sobre Djaniny.
Os vimaranenses responderam por Crivellaro, aos 14 minutos, mas o remate saiu muito por cima e, aos 21 minutos, por Tomané, mas Gottardi com a ponta dos dedos impediu a igualdade.
A equipa orientada por Rui Vitória, que tinha perdido Kanu por lesão pouco antes, acabaria por surgir aos 32 minutos na sequência de uma recuperação de bola de Addy, com Tomané a marcar após passe de Zainaidine.
No segundo tempo, o número de oportunidades de golo desceu bastante, sendo que as mais flagrantes pertenceram ao Nacional.
A nove minutos do final, Rondon não conseguiu desfeitear Douglas, que, aos 87 minutos, acabou por não conseguir deter um remate do avançado venezuelano, lance que seria decisivo para o triunfo da formação orientada por Manuel Machado.
Sob a arbitragem de Vasco Santos, do Porto, no Estádio D. Afonso Henriques, com a assistência de 7514 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
V. Guimarães: Douglas, João Amorim, Paulo Oliveira, Kanu (Leonel Olímpio, 24), Addy, Moreno, André André, Crivellaro (Tiago Rodrigues, 80), Marco Matias (Maazou, 69), Barrientos e Tomané.
Suplentes: Assis, Leonel Olímpio, André Santos, Tiago Rodrigues, Malonga, Nii Plange, Maazou.
Nacional: Gottardi, Zainadine, Miguel Rodrigues, Mexer, Marçal, Rafa (João Aurélio, 46), Claudemir, Diego Barcellos, Mário Róndon, Candeias (Lucas, 76) e Djaniny (Saleh, 56).
Suplentes: Ricardo Batista, João Aurélio, Saleh, Lucas, Diogo, Sequeira, Reginaldo.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Paulo Oliveira (6), Mário Rondón (45+1), Zainadine (80), Leonel Olímpio (90).