Ambiente

Pequim considerada «imprópia para viver» devido à poluição

Pequim ficou em penúltimo lugar numa avaliação sobre a qualidade do ambiente em 40 cidades globais, sendo considerada «imprópria para viver», revelou hoje a imprensa oficial chinesa.

Na avaliação, elaborada pela Academia de Ciencias Sociais de Xangai, a poluída capital chinesa é apenas ultrapassada por Moscovo.

«A grave poluição da atmosfera tornou Pequim imprópria para vir», diz o relatório da Academia citado pelo Diário de Xangai.

Estocolmo, Viena e Zurique ocupam os três primeiros lugares e as outras duas cidades chinesas avaliadas - Hong Kong e Xangai - aparecem no 34.º e 36.º lugares, respetivamente.

Quanto à tolerância social, Pequim e Xangai estão entre as dez primeiras e na área economica (atração e estabilidade do mercado) figuram entre as primeiras vinte.

Hoje de manhã, os indicadores sobre a qualidade do ar na capital chinesa estavam no nivel considerado «altamente poluído», com a densidade das particulas PM2.5 seis vezes acima do máximo recomendável pela Organização Mundial de Saúde.

Redação