A Proteção Civil já fez um primeiro balanço do temporal e destacou o facto de não existirem danos pessoais.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Proteção Civil dos Açores alertaram hoje para o agravamento do tempo também nas ilhas do grupo oriental entre as 18:00 e as 23:00 locais.
Para a ilha de São Miguel, a meteorologia prevê ventos constantes na ordem dos 78 quilómetros por hora (km/h), podendo haver rajadas que cheguem aos 130 km/h.
Para Santa Maria, a previsão é de ventos de 80 km/h que podem ter rajadas a atingir os 145 km/h.
O tempo deverá melhorar nestas ilhas a partir das 23:00 locais (uma hora mais tarde em Portugal continental), segundo o IPMA.
Este alerta para o grupo oriental junta-se aos que foram emitidos ao longo do dia para as restantes sete ilhas dos Açores, que estão sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, até à próxima madrugada.
Desde o final da tarde, as ilhas do Corvo e das Flores têm registado uma melhoria nas condições meteorológicas, com o vento a acalmar um pouco. As telecomunicações móveis foram entretanto repostas.
As atenções viram-se agora para o grupo central, em particular para as ilhas do Pico e da Graciosa, onde as rajadas de vento podem ultrapassar os 180 kms/hora.
A Proteção Civil regional já fez um primeiro balanço destacando o facto de não existirem danos pessoais. Os prejuízos registados até ao momento são materiais e resultam da queda de árvores e de telhas.
À TSF, o Capitão José Dias, presidente do serviço regional de Proteção Civil, adiantou que já houve necessidade den realojar quatro famílias e que os bombeiros têm tido muito trabalho.
O Governo dos Açores decidiu encerrar todos os serviços públicos da região a partir das 16:00 desta quinta-feira (17:00 em Lisboa), devido ao mau tempo, e a Proteção Civil aconselhou as populações a manterem-se em casa.
Devido ao mau tempo, a companhia aérea SATA cancelou todos os voos previstos para hoje entre ilhas e para fora dos Açores.