Uma erupção vulcânica na ilha indonésia de Java causou a morte de pelo menos duas pessoas e levou à retirada massiva da população, interrompendo as ligações de longo curso e fechando aeroportos internacionais.
O Mount Kelud, considerado um dos vulcões mais perigosos na principal ilha de Java, expeliu cinzas e rochas em brasa na quinta-feira à noite, poucas horas depois de ter sido lançado o estado de alerta.
[Youtube:AzD1KJAHFtc]
Imagens das televisões da Indonésia mostram cinzas e rochas a cair nas aldeias e correspondentes da AFP no local constataram a fuga em carros e motos de moradores aterrorizados que se deslocavam para os centros de abrigo.
[Youtube:fZ9vkshJsjI]
Um homem e uma mulher, ambos com 60 anos, morreram depois de materiais vulcânicos terem cobertos os telhados das suas casas, causando desabamentos no distrito de Malang, informou o porta-voz da agência nacional de desastres, Sutopo Purwo Nugroho.
«As casas foram mal construídas e parecem ter entraram em colapso com o peso», afirmou.
Cerca de 200.000 pessoas de 36 aldeias, numa área de 10 quilómetros, na zona oriental de Java, estavam a ser obrigadas a sair das localidades, referiu o porta-voz da agência nacional de desastres.
A companhia aeéra Virgin Australia informou que cancelou todos os seus voos de e para Phuket, Denpasar, e Ilhas de Christmas e Cocos hoje.
Um porta-voz da companhia australiana Qantas disse hoje que os voos entre Jacarta e Sydney foram adiados para sábado.
O manto de cinzas cobria as cidades javanesas de Surabaya, Yogyakarta e Solo, onde os aeroportos internacionais foram fechados temporariamente, disse um responsável do Ministério dos Transportes, Herry Bakti, à AFP, enquanto a Metro TV mostrava inagens de aviões em terra cobertos de cinzas.
«Todos os voos para esses aeroportos foram cancelados, e outros voos, incluindo alguns entre a Austrália e Indonésia, foram desviados», disse Bakti.
Monte Kelud, que já provocou mais de 15.000 mortos desde 1500, é um dos cerca de 130 vulcões ativos na Indonésia.
No início do mês de fevereiro, um outro vulcão, Mount Sinabung, no oeste da ilha de Sumatra, desencadeou uma enorme erupção, causando pelo menos 16 mortos.