Vida

Costa da Caparica: Praia do CDS interditada devido à agitação marítima

Global Imagens/Reinaldo Rodrigues

O acesso à praia do CDS, na Costa da Caparica, está hoje interditado devido à ondulação marítima, que inundou durante a madrugada vários estabelecimentos comerciais, causando prejuízos.

Na madrugada de hoje, as ondas galgaram o paredão e inundaram restaurantes, cafés e o parque de estacionamento da praia do CDS. Por volta das 15:00, a situação poderá repetir-se, já que haverá preia-mar.

Pouco antes do almoço, a Capitania do Porto Lisboa decidiu interditar o acesso à zona. O comandante da capitania do porto de Lisboa, Cruz Gomes disse à TSF que a interdição às praias se vai manter pelo menos até às 18:00

Muitos estabelecimentos não vão abrir durante o fim-de-semana, devido aos estragos materiais, foi o que disse à TSF, Acácio Bernardo, presidente da Associação dos Apoios de Praia da Frente Urbana da Costa da Caparica.

Acácio Bernardo lamenta que os estragos aconteçam todos os dias e, por isso, só vai ser possível avaliar os prejuizos quando o mar acalmar. Diz ainda que não hesita em apontar o dedo ao programa Polis e à Agência Portuguesa do Ambiente.

Rui Jorge Martins, vereador da Câmara Municipal de Almada com o pelouro da Proteção Civil, disse à agência Lusa que, às 18:00 deste sábado, responsáveis da autarquia vão reunir-se com a população e com representantes dos espaços concessionários «para encontrar um caminho comum para reivindicar uma solução para esta situação».

Para o vereador, esta situação poderia ter sido minimizada se o programa anual de recarga de areias não tivesse sido interrompido.

Quinze distritos do continente continuam hoje sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de agitação marítima, vento forte, chuva e queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra e Lisboa sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

O aviso laranja, que implica situação meteorológica de risco moderado a elevado, está em vigor desde as 03:00 de sexta-feira até às 12:00 de domingo, por causa da previsão de ondas de sudoeste, com 5 a 7 metros passando gradualmente a ondas de noroeste.

Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, também por causa da agitação marítima, vento, chuva e queda de neve nas zonas mais altas.