Desporto

Mundial: FIFA anuncia sistema rígido de controlos antidoping

Todos os jogadores do Mundial2014 de futebol vão ter um passaporte biológico e poderão ser submetidos a análises à urina e ao sangue a partir de 01 de março, no âmbito do controlo antidoping.

«As equipas vão receber instruções na próxima semana. Vamos começar a fazer análises a partir de 01 de março. A logística está pronta. Nós estamos preparados para ter o sexto Mundial de futebol consecutivo (12 de junho-13 de julho) sem doping», declarou o diretor médico da FIFA, Jiri Dvorak.

O Mundial de futebol do Brasil é o primeiro a pôr em prática um método rígido de controlo antidoping.

Numa conferência de imprensa, realizada em São Paulo, Dvorak assegurou que as datas dos controlos não serão tornadas públicas.

As amostras de sangue e de urina serão analisadas em Lausana, na Suíça, sendo os respetivos resultados inscritos nos «passaportes biológicos» de cada jogador, os quais poderão ser comparados com as amostras recolhidas no decorrer da competição.

Cerca de 2.000 futebolistas que poderão ser selecionados para o Mundial do Brasil foram identificados pela FIFA.

O último jogador com um controlo positivo durante um Mundial de futebol foi o argentino Diego Armando Maradona, nos Estados Unidos, em 1994.

O calendário mais rigoroso anunciado pla FIFA não surpreende o médico da seleção portuguesa. Ouvido pela TSF, Henrique Jones disse que os exames têm de acontecer mais cedo do que o habitual por causa do passaporte biológico.

Henrique Jones, que faz parte do comité médico da UEFA, explicou que o passaporte biológico é uma espécie de cadastro dos jogadores, aplaudindo a iniciativa da FIFA.