Vida

Costa da Caparica: Paredão reaberto mas sob vigilância das autoridades

Costa da Caparica Global Imagens/Reinaldo Rodrigues

O mar acalmou nas últimas horas e já se pode circular no paredão da Costa da Caparica. No entanto, a capitania do porto de Lisboa está atenta a uma nova subida da maré prevista para as 16:00.

A capitania do porto de Lisboa levantou a interdição que estava em vigor desde a tarde de ontem, depois do mar ter acalmado nas últimas horas. As praias já não estão vedadas às pessoas, mas continuam sob observação da Polícia Marítima.

Em declarações à TSF, o comandante Cruz Gomes promete estar atento à ondulação. A situação vai ser avaliada ao longo da manhã.

A maré cheia está prevista para as 16:00 e a capitania do porto de Lisboa admite voltar a interditar o paredão da Caparica, depois das 14:00.

Na madrugada de sábado, as ondas galgaram o paredão inundando os estabelecimentos comercias da zona e arrastando areia e pedras para o paredão e parque de estacionamento.

A situação voltou a repetir-se, com menos intensidade, à hora do almoço de sábado e novamente esta madrugada (por volta das quatro da manhã de domingo).

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém sob aviso laranja até ao meio dia de hoje sete distritos do continente, passando depois amarelo, devido à agitação marítima.

Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra, Braga são os distritos sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, até ao meio-dia de hoje devido à agitação marítima com a previsão de ondas entre cinco a sete metros.