Portugal

100 medidas até 2017 para tornar Lisboa mais amiga dos peões

Global Notícias

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou ontem à noite, por unanimidade, o Plano de Acessibilidade Pedonal, que tem como objetivo facilitar a mobilidade na capital.

O plano prevê, durante os próximos quatro anos, a aplicação de 100 medidas, como novas passadeiras, ciclovias e rebaixamento de passeios.

Também está prevista a substituição da calçada portuguesa em algumas zonas da cidade de Lisboa, um dos pontos que tem levantado mais polémica. A Associação de Defesa do Património de Lisboa já anunciou uma petição para travar a retirada do pavimento.

João Afonso, vereador dos direitos sociais da Câmara Mmunicipal de Lisboa, diz que essa iniciativa seria desproporcionada egarante que o Plano de Acessibilidade Pedonal só prevê mudanças nos locais onde a calçada representa um perigo.

O Plano de Acessibilidade Pedonal é financiado pela Câmara Municipal de Lisboa e este ano conta com um orçamento de três milhões de euros.

As 100 medidas que visam melhorar a mobilidade na capital devem estar implementadas até 2017.