Portugal

Autarcas esperam esclarecimentos sobre passagem de postos de vigia da GNR para câmaras

José António Jesus, autarca de Tondela, quer conhecer mais em pormenor esta ideia do ministro da Administração Interna. Já Gil Nadais, presidente da câmara de Águeda, lamenta que Miguel Macedo, não falado sobre as questões com as autarquias.

Os autarcas de Tondela e Águeda esperam esclarecimentos do ministro da Administração Interna sobre a ideia de passar a gestão dos postos de vigia da GNR para as câmaras municipais.

Em declarações à TSF, o presidente da câmara de Tondela disse estar recetivo à mudança, mas quer conhecer em pormenor a ideia de Miguel Macedo.

José António Jesus defendeu que esta ideia «deve ter por base um estudo» e deve poder «corresponder a um grau de envolvimento, mas também eficiência e partilha de meios para poder operacionalizar estas soluções».

«Nunca poderemos ter uma posição de reserva em relação a qualquer ensaio e avaliação que possa ser adequada e ajustada», concluiu.

Por seu lado, o autarca de Águeda lamenta que Miguel Macedo não tenha falado previamente com as autarquias e lembrou que qualquer medida deve ser acompanhada por um cheque.

Também ouvido pela TSF, Gil Nadais lembrou que Águeda é dos municípios com menos funcionários por cada mil habitantes e por isso não percebe como será possível passar estas competências para as câmaras municipais.

«Mas se pensa dotar-nos de meios financeiros e de um quadro legal que o permita estamos disponíveis para analisar a questão e para fazer um trabalho bastante profícuo», acrescentou.