Portugal passou a penúltima avaliação do programa de ajustamento, anunciou o vice-primeiro-ministro Paulo Portas, em conferência de imprensa na Presidência do Conselho de Ministros.
O Governo anunciou, esta sexta-feira, que a 11ª e penúltima avaliação regular do programa de ajustamento de Portugal terminou de «forma positiva».
Em conferência de imprensa, na Presidência do Conselho de Ministros, o vice-primeiro-ministro sublinhou que «esta lebre está corrida» e que esta é a «penúltima avaliação do programa da troika».
A discussão sobre a redução dos custos de energia e eventuais alterações ao mercado laboral foi remetida para a 12ª avaliação, acrescentou Paulo Portas.
O vice-primeiro-ministro garantiu ainda que, nesta 11ª avaliação, «o Governo manteve a sua conhecida posição de que o ajustamento salarial já foi realizado».
«O nosso modelo de crescimento assenta em ganho de competitividade e o Governo estudará com os parceiros sociais matérias para a dinamização da contratação coletiva - que vive um certo impasse - e critérios de representatividade», sublinhou.