Portugal

42 estudantes sírios chegaram hoje a Lisboa

Um grupo de 42 estudantes sírios chegouesta madrugada a Portugal para prosseguir os estudos em universidades portuguesas e politécnicos, no âmbito da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência.

Os estudantes sírios foram transportados desde Beirute, capital do Líbano, numa aeronave militar C-130 da Força Aérea Portuguesa, que chegou às 04:30 a Lisboa, ao Aeródromo de Trânsito n.º 1, em Figo Maduro.

Os 42 sírios vão estudar em estabelecimentos de ensino superior de norte a sul do país e foram recebidos por Jorge Sampaio e pelo secretário do Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, além do chefe do Estado-Maior da Força Aérea, tenente-general Lopes da Silva, e do diretor do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Jarmela Paulos.

Este é o primeiro grupo de um total de 80 estudantes sírios, entre 17 e 22 anos, aos quais a Plataforma Global para os Estudantes da Síria pretende atribuir bolsas de estudo com a duração de um ano académico, através de um fundo de emergência.