Artes

«Gravidade» e "selfie" vencem noite dos Óscares, «12 Anos Escravo» é o melhor filme (vídeos)

O realizador Steve McQueen e o elenco de «12 Anos Escravo» Reuters/Lucy Nicholson

O Óscar de melhor filme vai para «12 Anos Escravo» e «Gravidade» somou sete estatuetas, incluindo melhor realizador para Alfonso Cuáron. Mas um dos momentos da noite foi mesmo uma "selfie".

O filme realizado por Steve McQueen, «12 Anos Escravo» venceu três estatuetas, incluíndo melhor filme, argumento adaptado e melhor atriz secundária para Lupita Nyong'o na sua estreia no Cinema e nos Óscares.

[youtube:cppEXzwwk8A]

Mas o grande vencedor da noite foi «Gravidade». Além do prémio de melhor realizador para Alfonso Cuarón, o filme ganhou os Óscares de melhores efeitos visuais, mistura e montagem de som, melhor fotografia, montagem e melhor banda sonora.

«O Clube de Dallas» venceu três óscares: melhor ator para Matthew McConaughey, que estava nomeado pela primeira vez; melhor ator secundário Jared Leto e melhor caracterização.

Cate Blanchett venceu o Óscar para melhor atriz pela sua interpretação em «Blue Jasmine», de Woody Allen. Quanto ao Óscar para melhor argumento original foi atribuído a «Her - Uma História de Amor» do realizador Spike Jonze.

O Óscar de melhor filme estrangeiro não provocou surpresas, foi atribuído ao favorito «A Grande Beleza», de Paolo Sorrentino.

«Frozen: O Reino do Gelo» foi considerada a melhor animação e também ganhou a melhor canção "Let it Go". Na categoria de melhor curta-metragem de animação, a estatueta foi para «Mr. Hublot», de Laurent Witz e Alexandre Espigares. Nesta categoria estava o português Daniel Sousa, que estava nomeado com o filme «Feral».

A curta-metragem «Helium», de Anders Walter, venceu o Óscar para melhor curta-metragem. «A Dois Passos do Estrelato», de Morgan Neville, que estreia em Portugal a 10 de abril, venceu na categoria de melhor documentário. O Óscar de melhor curta-metragem de documentário foi para «The Lady in Number 6: Music Saved my Life», de Malcolm Clarke.

A 86ª edição da cerimónia de entrega dos Óscares da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas norte-americana começou pelas 01:30.

Ellen DeGeneres foi a anfitriã da noite e fez um pouco de tudo: vestiu-se de fada, distribuiu pizzas e criou o momento para a "selfie" que quebrou todos os recordes, crashou o Twitter e já superou os dois milhões de "tweets".

[youtube:10CzcA7NANk]