Os pais dos alunos da escola do 1.º ciclo da Várzea, Barcelos, manifestaram hoje «forte preocupação» com a degradação da cobertura do espaço polivalente do estabelecimento de ensino, alertando para os eventuais riscos da exposição ao amianto.
«O telhado mete água e o que nos dizem é que a telha é em amianto. Se mete água, é porque a cobertura está degradada. Se está degradada e há amianto, estamos a falar de um risco sério para a saúde de todos quantos frequentam o pavilhão», disse Goreti Coelho, da associação de pais.
Lembrou que aquele polivalente é diariamente frequentado pelos mais de 80 alunos da escola, já que ali funciona o refeitório.
Além disso, aquele é também o único espaço de recreio da escola em tempo de chuva.
«A Junta de Freguesia passa a bola para a Câmara, a Câmara diz que o assunto é da responsabilidade da Junta e andamos nisto», criticou Goreti Coelho.
Contactado pela Lusa, o presidente da Junta, David Carvalho, confirmou que a cobertura do polivalente contém amianto, mas sublinhou que o caso «não é tão grave quanto alguns pais estão a tentar fazer crer».
«A água só entra por um canto do polivalente», garantiu.
Disse que já participou o caso à Câmara mas admitiu que a própria Junta poderá, «quando o tempo o permitir», recorrer aos seus dois funcionários para «remediar» o problema.