Desporto

FC Porto encurta atraso para Sporting com vitória sobre Arouca (vídeo)

Quaresma festeja um dos golos que marcou ao Arouca Global Imagens/Ivan del Val

O FC Porto encurtou para dois pontos a sua desvantagem para o Sporting ao bater em casa o Arouca por 4-1. Na estreia de Luís Castro no comando dos portistas, Quaresma bisou.

O FC Porto ficou, este domingo, a dois pontos do Sporting ao vencer em casa o Arouca por 4-1, aproveitando assim da melhor maneira o empate a dois golos do Sporting em Setúbal.

Depois de quatro jogos sem vencer no campeonato e na estreia de Luís Castro no comando técnico dos portistas, o FC Porto precisou apenas de 11 minutos para se colocar em vantagem perante um adversário que continua em situação delicada.

Depois de Carlos Eduardo e Jackson Martinez terem deicado os primeiros avisos, acabou por ser Ricardo Quaresma a inaugurar o marcador de grande penalidade, após falta de André Claro sobre Varela.

Com o Arouca a continuar a apostar na defesa, os portistas ampliaram a sua vantagem aos 23 minutos, agora num remate à meia volta de Carlos Eduardo.

A perder por dois golos a equipa orientada por Pedro Emanuel relançou a partida, ao reduzir a desvantagem aos 29 minutos num excelente remate de Rui Sampaio, após um livre.

Ainda antes do descanso, destaque para mais uma oportunidade iminente de golo da equipa da casa, só que Ricardo Quaresma, novamente na marcação de uma grande penalidade, não conseguiu fazer o 3-1.

No segundo tempo, o FC Porto reduziu a sua intensidade de jogo, o que fez com que o Arouca levasse algum perigo à baliza de Helton, nomeadamente por Roberto, que ainda ameaçou o empate.

Contudo, no último quarto de hora, o FC Porto voltou a ser melhor e acabou por confirmar o triunfo, com golos aos 83 minutos e depois já nos descontos.

Primeiro, foi Ricardo Quaresma que se redimiu do penalty falhado e, de primeira, bateu Cássio pela terceira vez e depois foi Jackson Martinez a marcar, isto depois de a bola ter tabelado num defesa arouquense.

Com este resultado, o FC Porto mantém-se na terceira posição, mas mais próximo do Sporting, segundo classificado, se bem que continue a nove pontos do líder Benfica, que bateu em casa o Estoril por 2-0.

Sob a arbitragem de Hugo Miguel, de Lisboa, no Estádio do Dragão, com a assistência de 23507 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

FC Porto: Helton, Danilo, Maicon, Abdoulaye, Mangala, Carlos Eduardo (Quintero, 65), Fernando, Defour, Ricardo Quaresma (Licá, 86), Jackson Martinez e Varela (Ghilas, 78).

Suplentes: Fabiano, Josué, Quintero, Ghilas, Diego Reyes, Licá e Ricardo.

Arouca: Cássio, Ivan Balliu, Nuno Coelho, Diego Queiroz, Luís Tinoco, David Simão (Hugo Monteiro, 82), Bruno Amaro, Rui Sampaio, Ceballos, Cissé (Roberto, 59) e André Claro (Pintassilgo, 60).

Suplentes: Rui Sacramento, Miguel Oliveira, Pintassilgo, Roberto, Stephane, Soares e Hugo Monteiro.

Ação disciplinar: cartão amarelo para Nuno Coelho (35), Ricardo Quaresma (83) e Mangala (85).

Redação