Segurança

Investimento em nova sede da PJ recuperado em oito meses, garante diretor

Almeida Rodrigues, diretor nacional da PJ, disse que oito meses de investigação em crimes de fraude, corrupção e criminalidade conexa resultaram em ganhos suficientes para recuperar os custos de construção da nova sede da Polícia Judiciária.

O diretor nacional da Polícia Judiciária garantiu que o investimento de 87 milhões de euros feito na nova sede da PJ foi recuperado em oito meses de investigação.

«Os ganhos diretos e indiretos resultantes de oito meses de investigação [dos crimes de fraude, corrupção e criminalidade conexa] foram suficientes para recuperar os custos de construção deste edifício», explicou Almeida Rodrigues.

Por esta razão, o responsável máximo da PJ garantiu que será prosseguido o caminho de «combate ao crime económico com absoluta determinação».

Também presente na inauguração da nova sede da PJ, a ministra da Justiça sublinhou a que a obra até foi terminada um pouco antes do prazo e foi cumprida dentro dos limites orçamentais.

«O orçamento contratualizado de cerca de 105,5 milhões de euros foi por nós renegociado para cerca de 87 milhões euros, resultando numa poupança para o Estado de quase 18 milhões de euros», acrescentou Paula Teixeira da Cruz.

Embora reconheça as dificuldades do país, a ministra sublinhou também que o «combate aos interesses instalados muitas vezes à promiscuidade entre interesses públicos e privados» da PJ «contribui decisivamente para repor a igualdade».

«Havemos de vencer estes tempos sobretudo contra todos os revivalismos totalitários que se reforçam em tempos de dificuldade global», concluiu.