A Comissão Europeia disse hoje que os recentes dados macroeconómicos mostram que esta «é sustentável» e que Portugal «está no bom caminho para sair do programa».
Com melhores perpetivas de crescimento e melhorias no mercado de trabalho, o porta-voz da Comissão Europeia para os Assuntos Económicos e Monetários defende que a dívida portuguesa é sustentável.
«Agora não é altura para especular sobre a reestruturação da dívida, uma vez que não está em cima da mesa e não é necessária, na nossa perspetiva, na do governo, ou na verdade na perspectiva dos mercados», disse Simon O"Connor, reforçando a ideia de que o programa de ajustamento está no caminho certo.
«Portugal está no caminho para alcançar os objetivos orçamentais, como foi negociado. A confiança do mercado em Portugal continua a crescer. As taxas de juro são mais baixas. E, o país está a caminho de uma saída bem sucedida do programa de ajustamento e pouco mais de dois meses», sublinhou.
Por tudo isto, o porta-voz reiterou que a dívida é sustentável.
«O ponto de vista de Portugal sobre a sustentabilidade da dívida está claramente expresso na 10ª revisão ao programa de ajustamento económico, que foi publicada no mês passado o nosso ponto de vista é que a dívida portuguesa é sustentável e vai seguir uma trajetória descendente a partir deste ano. Há apenas dez dias, a 11ª avaliação reviu as perspetivas de crescimento de 2013 para 2014 e, na realidade, os dados publicados ontem mostram que o crescimento no último trimestre de 2013 são superiores ao previsto inicialmente. Além disso, o desemprego está agora constante e o emprego está a crescer», salientou.