Porto

Jackson Martinez coloca FC Porto em vantagem frente a Nápoles (vídeo)

Jackson Martinez festeja o golo marcado ao Nápoles Global Imagens/Ricardo Júnior

Jackson Martinez e o guarda-redes Helton foram fundamentais na vitória caseira dos portistas diante do Nápoles, triunfo que colocou o FC Porto em vantagem nos oitavos de final da Liga Europa.

O FC Porto colocou-se em vantagem nos oitavos de final da Liga ao vencer em casa os italianos do Nápoles por 1-0, graças a um golo solitário de Jackson Martinez, aos 57 minutos.

[youtube:ke3eYnyKvPA]

Na estreia europeia do novo treinador dos dragões, Luís Castro, o FC Porto entrou melhor e poderia ter chegado ao golo aos 12 minutos, mas o remate de Jackson foi defendido de forma excelente por Pepe Reina para canto.

Aos 20 minutos, os portistas introduziram mesmo a bola na baliza do Nápoles por Carlos Eduardo, após um tiro de Defour, a que Pepe Reina defendeu de forma incompleta, mas o lance foi anulado por fora de jogo, que, na verdade, não existiu.

No segundo tempo, o FC Porto foi o primeiro a criar perigo em mais um excenete desta vez de Fernando, a que Pepe Reina correspondeu com mais uma excelente defesa.

Contudo, os italianos responderam a este lance, com três excelentes oportunidades entre os 53 e 56 minutos, minutos em que o guardião portista Helton foi fundamental.

Primeiro, Helton evitou com os pés o remate de Higuain, depois impediu o sucesso do cabeceamento de Albiol e, logo a seguir, voltou a negar o golo a Higuain, num lance em que a recarga de Callejon por pouco não teve sucesso.

Após três valentes sustos, a equipa da casa chegou ao golo num remate à meia volta de Jackson Martinez com a defesa napolitana a ter culpas naquele que viria a ser o único golo do encontro.

A oito minutos do final, o FC Porto teve uma excelente oportunidade para ampliar a sua vantagem, mas o remate de Quintero foi devolvido pela barra da baliza do Nápoles.

A perder, os italianos quase marcaram em duas ocasiões, primeiro quando Maicon evitou o golo do Nápoles em cima da linha e, depois, já nos descontos, quando Zapata quase marcou.

Sob a arbitragem de Pavel Kralovec, da República Checa, no Estádio do Dragão, com a assistência de 25520 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

FC Porto: Helton, Danilo, Maicon, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Defour (Herrera, 86), Carlos Eduardo (Quintero, 66), Quaresma, Jackson Martinez e Varela (Ghillas, 71).

Suplentes: Fabiano, Quintero, Ghilas, Reyes, Herrera, Licá e Ricardo.

Nápoles: Pepe Reina, Réveillère, Albiol, Britos, Ghoulam, Henrique, Behrami, Hamsik (Mertens, 74), Callejón (Pandev, 79), Higuaín (Zapata, 83) e Insigne.

Suplentes: Colombo, Mertens, Pandev, Dzemaili, Fernández, Inler e Zápata.

Ação disciplinar: cartão amarelo para Réveillère (59), Alex Sandro (69) e Behrami (71).