O exército sírio anunciou hoje ter assumido o controlo da cidade de Yabroud, um dos principais refúgios rebeldes na província de Damasco, a norte da capital e perto do Líbano, após uma batalha de 48 horas.
«Tomámos o controlo total da cidade, às 10 horas da manhã», disse um oficial do exército à AFP, enquanto nas ruas muitos soldados e auxiliares do exército do governo descansavam sentados nas calçadas das ruas.
«Foi a batalha mais difícil que tivemos, os rebeldes estavam nas montanhas que circundam a cidade e em edifícios da cidade de Yabroud. Primeiro ocupámos as colinas e no sábado entrámos pela zona este da cidade, junto ao centro desportivo, e hoje terminámos o trabalho», contou.
O domínio da cidade de Yabroud bloqueia a infiltração de rebeldes do Libano, em particular através da cidade de Aarsal que suporta a rebelião síria.
O exército sírio e o movimento xiita libanês Hezbollah tinham conseguido, nas últimas semanas, o controlo dos arredores da cidade. Com o controlo de Yabroud, os rebeldes ficarão apenas com as cidades de Rankous e Fleita, no oeste sírio, na região de Qalamoun.