Desporto

Espanhóis querem evitar Benfica e FC Porto

Liga Europa DR/UEFA

Os elogios dos jornais espanhóis às equipas portuguesas que estão nos quartos de final da Liga Europa e o encontro mais rápido de sempre no circuito profissional de ténis são temas da revista de imprensa desportiva.

A imprensa desportiva espanhola diz que o Benfica e o FC Porto são, juntamente com a Juventus, os adversários a evitar nos quartos de final da Liga Europa.

O jornal "Marca" afirma que as duas equipas portuguesas têm demonstrado uma grande superioridade e lembra que o FC Porto acaba de eliminar um dos principais candidatos à vitória na prova europeia.

A favor do Benfica está o «alto nível que tem demonstrado no campeonato». O jornal "As" também torce para que as equipas espanholas ainda em prova não encontrem os portugueses e aponta algumas individualidades do Benfica e do FC Porto.

Nos "encarnados" merecem destaque Garay, Salvio, Cardozo, Lima e Rodrigo. Nos "azuis e brancos" Jackson Martinez é, para o As, o melhor jogador da equipa e Mangala um defesa muito prometedor.

Em Nápoles, o FC Porto sofreu primeiro, esteve a perder por 1-0, mas a segurança de Fabiano e os golos de Ghilas e Quaresma resolveram a eliminatória. 2-2 foi também o resultado do Benfica-Tottenham no Estádio da Luz.

Em Espanha, foi preciso esperar pelo último penalti para conhecer o vencedor do dérbi da Andaluzia. O jogo no terreno do Bétis terminou com a vitória do Sevilha por 2-0 que dessa forma recuperou da derrota caseira pelos mesmos números. No desempate, o português Beto defendeu o quinto e último penalti e levou o Sevilha para os quartos de final.

No sorteio ao meio dia para além Benfica, FC Porto e Sevilha, estarão o Valência, a Juventus, o Basileia, o Lyon e o AZ Alkmaar.

O Presidente do Marítimo diz que acredita nos árbitros mas admite estar preocupado. Carlos Pereira não quer que os clubes mais pequenos acabem por ser castigados pela troca de palavras entre os três grandes sobre arbitragem.

O dirigente diz que «as declarações bombásticas parecem ter resultado em beneficio próprio» mas acrescenta ter «confiança que as pessoas de bem não se deixarão influenciar». O Marítimo joga amanhã no Funchal com o Sporting.

A apresentação de André Villas-Boas como novo treinador do Zenit está nos três diários desportivos. O treinador português prometeu fazer história no clube russo. Lembrou que São Petersburgo foi criada por Pedro, O Grande e disse que «quer fazer pelo clube o que ele fez pela cidade».

No Masters de Miami foi ontem batido um recorde. O finlandês Jarkko Nieminem derrotou o australiano Bernard Tomic em 28 minutos e 20 segundos com os parciais de 6-0 e 6-1. Foi o encontro mais rápido de sempre da história do circuito profissional. Nieminem bateu por 40 segundos o anterior recorde obtido em 1996 pelo britânico Greg Rusedski.

Ainda em Miami, João Sousa ganhou ontem ao espanhol Pablo Carreño e garantiu um lugar na segunda ronda do torneio. A vitória do português valerá no minimo a subida de dois lugares no ranking, no pior cenário passará a ocupar a 40ª posição.