Um grupo de três paraquedistas conseguiu saltar da torre do número 1 do World Trade Center em setembro quase sem ser detetado. A polícia nova-iorquina levou quatro meses para identificar alguns dos elementos deste grupo.
Um grupo de pessoas que saltou da torre do número 1 do World Trade Center, em Nova Iorque, no final de setembro de 2013, entregou-se na segunda-feira à tarde às autoridades norte-americanas, noticiou o The New York Times.
Um dos três paraquedistas que admitiu ter feito este salto considerou que esta façanha expôs a necessidade de maior segurança na maior torre da cidade, que ainda está em construção.
[youtube:nz7sxt9xeJE]
«Deveria ser o edifício com mais segurança no mundo. Deus nos livre que fosse alguém que estivesse lá com a real intenção de fazer mal aos nova iorquinos», acrescentou Andrew Rossig, que fez este salto pelas três da manhã.
[youtube:e-4pFPHHx2E]
Este paraquedista de 33 anos e outras duas pessoas saltaram do topo da torre de 104 andares sem nunca serem detetados por ninguém a não ser por um segurança da Goldman Sachs que os viu a dobrarem os seus paraquedas após o salto.
Apesar de terem sido vistos por este segurança, os três paraquedistas e um outro homem que fazia a vigia conseguiram escapar, tendo apenas sido encontrados quatro meses após o salto, que acabou na West Street.
Timothy Parlatore, advogado de Andrew Rossig, acrescentou que alguns dos autores desta proeza foram apenas identificados em janeiro e que as buscas feitas às casas destas paraquedistas permitiram encontrar vídeos da façanha.
Segundo os advogados de defesa, Rossig e James Brady são paraquedistas amadores, que gostam de saltar de edifícios, pontes e outras estruturas.
Em dezembro de 2012, os dois tinham sido detidos quando tentaram saltar de uma torre em Co-op City, no Bronx, a norte de Nova Iorque.
Os receios sobre a segurança no World Trade Center aumentaram ainda mais quando Justin Casquejo, de apenas 16 anos, passou por um buraco na estrutura e apanhou o elevador para o 88º andar da torre no número 1 do World Trade Center.
Segundo o The New York Times, Casquejo, que subiu à esfera metálica do edifício, terá passado por segurança que estava dormir, mas acabou depois por ser apanhado na entrada do edifício duas horas depois.