O tricampeão FC Porto sofreu hoje a sexta derrota na edição 2013/2014 da I Liga portuguesa de futebol, ao perder por 2-1 no reduto do Nacional, em encontro da 25.ª jornada da prova.
Ao domínio e maior posse de bola dos "dragões", os insulares corresponderam sempre com velozes contra-ataques, colocando quase sempre em perigo a pouco rotinada defesa portista.
Dois remates de Quaresma, em iniciativas individuais e um lance perigoso de Jackson Martinez, traduziram o fraco pecúlio ofensivo do FC Porto, na primeira parte, que viu o Nacional adiantar-se no marcador aos 19 minutos, por intermédio de Candeias, após cruzamento de João Aurélio. O lateral partiu em fora de jogo.
O FC Porto sentiu sempre grandes dificuldades para responder ao golo sofrido e foi para o intervalo a perder por 1-0, graças a Fabiano que, aos 43 minutos, evitou o segundo golo dos insulares, após um perigoso remate de Djaniny.
Para a segunda parte, o técnico portista optou pelas entradas de Ghilas e Quintero, em detrimento de Licá e Defour.
No imediato, as alterações surtiram efeito, uma vez que Ghilas, aos 46 minutos serviu Jackson Martinez e o colombiano não desaproveitou, fazendo o golo do empate. Bastaram 44 segundos.
O Nacional teve reação imediata e, aos 48 minutos, Candeias cruzou na esquerda e Mário Rondon, depois de fugir a Abdoulaye, rematou certeiro, batendo Fabiano pela segunda vez.
Aos 58 minutos, o árbitro João Capela assinalou uma alegada falta de Aly Ghazal sobre Quaresma na área, mas o extremo portista desperdiçou a grande penalidade, com o remate a bater no poste esquerdo.
Ghilas, aos 70 minutos, deu corpo à resposta portista, com um remate ao lado e, aos 78, Jackson Martinez chegou a introduzir a bola na baliza do Nacional, mas o árbitro considerou que o avançado fez falta sobre Marçal.
O jogo na Choupana terminou com uma enorme confusão, entre jogadores, facto que obrigou mesmo à intervenção policial, uma vez que os bancos das duas equipas entraram no relvado, com o intuito de evitar agressões.