Saúde

SNS: Inaugurado hoje o primeiro centro de ensaios clínicos

Reuters/Michael Dald

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra inaugura hoje, com a presença de vários prémio Nobel, o primeiro Centro Nacional de Ensaios Clínicos do Serviço Nacional de Saúde que vai fazer testes maioritariamente em pessoas saudáveis.

O centro de ensaios clínicos está instalado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Em declarações à TSF, o diretor da unidade de inovação e desenvolvimento explica que o objetivo é fazer os ensaios dos fármacos na chamada fase I, a mais precoce do longo processo de investigação.

«Sendo os primeiros testes em seres humanos, começamos por pessoas saudáveis para perceber que impacto é que esses medicamentos, dispositivos ou tecnologias têm nesses indivíduos, para depois definirmos coisas como qual a dose mínima e máxima que pode ser administrada, qual é a melhor via de administração, quantas vezes por dia», esclarece Pedro Monteiro.

Quem quiser participar voluntariamente nestes ensaios pode candidatar-se, mas o normal será o recrutamento ser feito pelos médicos no seu dia-a-dia. Mas será tudo voluntário, sublinha Pedro Monteiro.

O centro é inaugurado hoje, mas os primeiros ensaios com pessoas só devem começar em maio. O responsável do hospital de Coimbra diz que as vantagens são muitas, mesmo para os doentes.

Até agora, apenas poucas entidades privadas conseguem fazer estes ensaios em Portugal. O investimento para trazê-los para um serviço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi de menos de 100 mil euros e não custou nada ao Estado, foi tudo pago por mecenas.

A inauguração do centro de ensaios clínicos, que deverá contar também com a presença do ministro da Saúde, ocorre no contexto da realização de um evento científico, que contará com a presença de quatro laureados Nobel da Medicina e da Química e ainda investigadores nacionais, no âmbito do Nobel Day.

Os laureados são Bruce Beutler, Nobel em Medicina, Tim Hunt, Nobel em Medicina, Jean-Marie Lehn, Nobel de Química, e Aaron Ciechanover, Nobel de Química.

Redação