Ciência e Tecnologia

Lua de Saturno pode ter lago oculto (vídeo)

Novos dados enviados pela sonda Cassini permitiram detetar o sinal gravitacional de água em Enceladus.

«As medições que fizemos são consistentes com a existência de uma grande reserva de água, mais ou menos do tamanho (em termos de volume) do lago Superior (entre os Estados Unidos e o Canadá, considerado o maior lago de água fresca do mundo em volume)», afirma o professor Luciano Less, que comanda a equipe de investigadores da Universidade Sapienza, em Roma.

[youtube:nEMImGMkSJs]

Esta descoberta reforça a ideia de que esta lua de 500 quilómetros de diâmetro seria um dos melhores lugares para procurar vida, além-Terra.

Os dados recolhidos pela Cassini sugerem que a água encontrada estaria situada 40 quilómetros sob a superfície da camada de gelo de Enceladus.

Mais informações aqui.

Redação