Saúde

Viatura de emergência de Évora outra vez parada devido à falta de médico

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Évora está hoje de novo parada, desde as 08:00 e até às 16:00, por falta de recursos humanos, disse à agência Lusa fonte hospitalar.

Fonte do gabinete de comunicação do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) confirmou a inoperacionalidade da viatura no turno entre as 08:00 e as 16:00, e que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) «está informado» e que «tem outros meios disponíveis na região».

Uma outra fonte clínica avançou à Lusa que a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) está hoje parada devido à falta de médico, estando apenas disponível um enfermeiro.

No domingo à noite, quando ocorreu um acidente com dois mortos, perto de Reguengos de Monsaraz, a viatura de emergência do Hospital de Évora também estava indisponível devido a «motivos de doença de um profissional escalado», de acordo com o esclarecimento da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.

Há pouco mais de três meses, no dia 25 de dezembro de 2013, a VMER de Évora também estava inoperacional quando um acidente na Estrada Nacional (EN) 114, entre Évora e Montemor-o-Novo, que envolveu dois automóveis e um cavalo, provocou quatro mortos e quatro feridos graves.