Portugal

PJ fez buscas nas instalações da CP

A Policia Judiciária fez esta tarde buscas nas instalações da CP em Lisboa. Fonte oficial da transportadora confirmou à TSF que elementos da PJ estiveram na sede da empresa. As buscas estão ligadas a um negócio de venda de carruagens à Argentina.

A mesma fonte acrescentou que as buscas já terminaram, garantindo que a CP colaborou naturalmente com todos os elementos solicitados.

O jornal i avançou na edição online que as buscas estão relacionadas com a venda de carruagens e locomotivas à Argentina, um negócio feito há oito anos, o que foi entretanto confirmado por fonte policial à agência Lusa.

Em 2006, a CP vendeu aos caminhos de ferro argentinos 40 carruagens e sete locomotivas em segunda mão por cerca de sete milhões de euros.

Já o jornal Público acrescenta que estas buscas podem ter sido feitas a pedido das autoridades argentinas, algo que poderá estar relacionado com a interrupção de um contrato com a CP, após uma mudança de governo na Argentina.

Parte do pagamento relativo a este contrato ficou por fazer, permanecendo ainda no Entroncamento parte do material ferroviário que deveria ter embarcado para a Argentina, conclui o Público.