Desporto

"Bis" de Rodrigo confirma Benfica nas meias-finais da Liga Europa

Rodrigo festejando um dos golos que marcou ao AZ Alkmaar Global Imagens/Jorge Amaral

O Benfica garantiu a passagem às meias-finais da Liga ao Europa ao vencer em casa os holandeses do AZ Alkmaar por 2-0. Rodrigo marcou os dois golos, um na primeira parte, outro na segunda.

O Benfica apurou-se, esta quinta-feira, para as meias-finais da Liga Europa, ao voltar a vencer, agora em casa, os holandeses do AZ Alkmaar por 2-0, isto depois do triunfo por 1-0 na primeira mão.

Com Cardozo a titular, a equipa encarnada sofreu um enorme contratempo logo aos dois minutos quando Sílvio chocou com Luisão e teve de ser substituído.

Apesar disto, mesmo sem nunca necessitar de imprimir grande velocidade, a formação encarnada dominou a primeira parte perante um adversário que raramente criou ocasiões de perigo.

Aos 17 minutos, Salvio deu o aviso numa jogada em que ultrapassou vários adversários, com Cardozo, aos 32 e 38 minutos, a não conseguir marcar, após passes de Rodrigo.

Quando faltavam seis minutos para o intervalo, Salvio, após uma grande arrancada do meio campo, serviu Rodrigo, com o internacional espanhol sub-21 a inaugurar o marcador.

A um minuto do apito para o descanso, Salvio, com um pontapé de minuto longe, quase fazia o 2-0, mas o guardião Esteban impediu que o Benfica alargasse a sua vantagem.

No segundo tempo, o rendimento do AZ Alkmaar não se alterou, o que fez com que o técnico encarnado aproveitasse para dar minutos a Enzo Perez e Markovic.

Aos 71 minutos, logo após a entrada de Markovic, Rodrigo voltou a marcar, confirmando a passagem dos encarnados à fase seguinte da Liga Europa.

Aos 84 minutos, Salvio falhou o 3-0, o mesmo acontecendo com Cardozo, a dois minutos do final, após passe de Enzo Perez.

Na sexta-feira, os encarnados saberão quem vão enfrentar nas meias-finais da prova, podendo os adversários ser os italianos da Juventus (afastou o Olympique de Lyon) ou os espanhóis do Valência ou do Sevilha, que eliminaram o Basileia e o FC Porto.

Sob a arbitragem de Pavel Kravovec, da República Checa, no Estádio da Luz, com a assistência de 35723 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

Benfica: Artur, Sílvio (André Almeida, 03), Luisão, Garay, Siqueira, Salvio, Fejsa (Enzo Pérez, 64), André Gomes, Sulejmani (Markovic, 70), Rodrigo e Cardozo.

Suplentes: Paulo Lopes, Jardel, André Almeida, Djuricic, Enzo Pérez, Lima e Markovic.

AZ Alkmaar: Esteban, Johanson, Viergever, Gouweleeuw, Wuytens, Gudelj, Elm, Berghuis (Haye, 77), Ortiz (Henriksen, 79), Johannsson e Beerens (Gudmunsson, 77).

Suplentes: De Winter, Reijnen, Gorter, Henriksen, Haye, Gudmunsson e AvdicI.

Ação disciplinar: cartão amarelo para Berghuis (23), Salvio (31) e André Gomes (73).

Redação