Vida

25 Abril: O que escreviam os jornais há 40 anos?

Primeira página do DN, 16 abril 1974 DN/Arquivo

As bichas nos postos de correios, os livros para crianças, as eleições em França e uma crónica sobre a ilha do Corvo eram alguns destaques do Diário de Notícias e Jornal de Notícias.

«Mafalda ou Mickey - o que lê a criança?» perguntava o Jornal de Notícias, destacando uma exposição na Biblioteca Municipal do Porto. Ao lado, a chegada a Lisboa do bispo de Nampula e mais abaixo, uma fotografia dos guichets cheios dos CTT, para dizer que apesar do aumento dos preços, «o hábito não muda a bicha...»

No ténis, o Jornal de Notícias falava na «raquetada triunfal de Vilela», que garantiu uma «brilhante e inédita qualificação na Taça Davis».

No Diário de Notícias, destaque quase em exclusivo para temas internacionais: nas eleições em França, «Fouchet desistiu (...) a favor de Chaban-Delmas»; na ONU, «Kissinger repudiou a criação de cartéis de matérias-primas»; no terceiro capítulo do olhar sobre a Finlândia, «nem só de sauna vive o finlandês» e na única nota nacional, uma crónica sobre «um helicóptero para a ilha do Corvo».

Os 400 corvinos pediam um helicóptero para transportar os doentes em estado grave para os hospitais da Horta ou Angra.

Um dos «filhos daquela ilha» desabafava «nós nunca viajamos, porque somos muito pobrezinhos para isso. O que vamos por vezes é ali aos Estados Unidos... mas não é para viajar, é so para trabalhar».

.