Desporto

FC Porto assegura terceiro lugar com triunfo sobre Rio Ave (vídeo)

Jackson Martinez festeja o golo que marcou diante do Rio Ave Global Imagens/Ivan del Val

O FC Porto garantiu o terceiro lugar no campeonato ao vencer em casa o Rio Ave por 3-0. Jackson Martinez, de penalty, Herrera e Danilo marcaram no segundo tempo.

O FC Porto assegurou, esta segunda-feira, o terceiro lugar no campeonato, ao vencer em casa o Rio Ave por 3-0, com os três golos a surgirem apenas na segunda metade.

Sem os suspensos Fernando e Quaresma, a equipa portista criou três boas oportunidades de golo nos primeiros dez minutos, a primeira das quais num remate de Herrera que passou perto do poste.

Logo a seguir, o médio mexicano permitiu a defesa de Ederson e, na sequência deste lance, Mangala cabeceou à figura do guardião dos vila-condenses.

A resposta do Rio Ave, que ainda vai disputar as finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga, surgiu aos 18 minutos, quando Tarantini falhou por pouco o desvio para a baliza de Fabiano.

No segundo tempo, com Quintero no lugar de Josué, o FC Porto começou a criar mais perigo por ação do colombiano, que esteve no lance do primeiro golo portista.

Aos 61 minutos, Quintero serviu Jackson Martinez que foi travado em falta na grande área por Marcelo. Jackson Martinez converteu o castigo máximo e cimentou a sua liderança na lista de melhores marcadores da Liga.

Dez minutos depois, Quintero voltou a estar em evidência ao servir Herrera que, parou a bola com o peito e toucou-a de cabeça para o segundo golo.

De livre direto, já nos descontos, Danilo confirmou o triunfo da equipa orientada por Luís Castro, num lance em que a bola tabelou num defesa do Rio Ave e traiu o guardião Ederson.

Com este resultado, os portistas garantiram não só o terceiro lugar, mas também um lugar no "play-off" de acesso à Liga dos Campeões.

Sob a arbitragem de Nuno Almeida, do Algarve, no Estádio do Dragão, com a assistência de 17509 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

FC Porto: Fabiano, Danilo, Maicon, Mangala, Alex Sandro (Licá, 77), Defour, Herrera, Josué (Quintero, 46), Ricardo, Jackson Martinez e Varela (Ghilas, 37).

Suplentes: Kadú, Quintero, Ghilas, Reyes, Licá, Carlos Eduardo e Kelvin.

Rio Ave: Ederson, Lionn (André Vilas Boas, 41), Rodriguez, Marcelo, Edimar, Filipe Augusto, Tarantini, Rúben Ribeiro (Diego Lopes, 75), Pedro Santos, Hassan e Braga (Ukra, 68).

Suplentes: Ventura, Diego, André Vilas Boas, Tiago Pinto, Ukra, Júlio Alves e Velikonja.

Ação disciplinar: cartão amarelo para Josué (33), Mangala (34), Alex Sandro (35), Marcelo (61) e Edimar (63).

Redação