Desporto

Câmara de Lisboa não apresenta candidatura ao Euro 2020

A Câmara de Lisboa não vai apresentar candidatura ao Campeonato Europeu de Futebol 2020, disse fonte do gabinete da presidência do município, escusando-se a revelar as razões da decisão. O PSD/Lisboa já criticou a decisão.

A 10 de abril, o presidente da Câmara de Lisboa afirmou que a autarquia estava a avaliar com a Federação Portuguesa de Futebol e a Câmara do Porto uma candidatura da capital a palco do Euro 2020.

António Costa considerava então que esta é uma decisão que tinha de ser ponderada pelo peso do caderno de encargos e pelos efeitos que teria daqui a seis anos.

Entretanto, o presidente da concelhia de Lisboa do PSD entende que esta foi uma «má decisão» baseada em razões económicas e considerou que o país e a capital tinha a lucrar com esta candidatura.

Ouvido pela TSF, Mauro Xavier recordou que o «investimento já estava feito e as acessibilidades e os estádios já estavam construídos» e que, por isso, se «poderia ter rentabilizado o investimenhto feito para o Euro 2004».

«É uma má decisão para o turismo de Lisboa, para as PME de Lisboa e na projeção de Lisboa no contexto europeu e internacional», acrescentou.

Já a Federação Portuguesa de Futebol, em comunicado, classificou de «inteiramente legítima» a decisão da autarquia de Lisboa.